TLAPUJAHUA - onde se e natal todos os dias
TLAPUJAHUA - onde se e natal todos os dias

Com certeza quando voce ouve falar das bolas natalinas de vidro, logo pensa em LAUSCHA, na Alemanha ou nas cidades francesas, mas, poucos conhecem a cidade de TLAPUJAHUA, no México, onde são produzidas as mais belas bolas de vidro, lá conhecidas como "Esferas Navideñas".

Conheça um pouco dessa maravilhosa cidade.

Tlalpujahua: vidro, esfera vento e fogo tomar forma

No Natal o tempo todo

O processo parece uma mágica alquimista envolvido em diamante, vernizes e esmaltes. Com golpes, torções e acidentes vasculares cerebrais, Michoacan 900 artesãos criar decorações cada dia. Eles são pedaços de vidro que noites armadilha, estrelas e anjos, em um ato de prazer estético. Esta atividade prodigiosa começou nesta cidade em 1965. E não concorrência da China desestimula esses artistas para '' trazer um pedacinho do seu coração '' para casas

ROSARIO JAUREGUI ENVIADO NIETO

Tlalpujahua, Mich., 19 de dezembro. Rodeado por Lacolot, Fuerte del Gallo e Somera colinas, a leste de Michoacan ela representa -mágico e vila Tlalpujahua welcoming-. Mineração desde o século XIII até o final dos anos cinquenta, agora seu nome está relacionado com a sensibilidade de transformar vidro em arte. Desde 1965, o calor do seu povo alimentado literalmente a respiração frágil mercadoria que uma vez queimado e, em seguida, movendo-se para as chamas, eles se tornarão uma bolha transparente mãos de outros artesãos tomarão prata e cor, ato criativo multiplicado esferas milhão de Natal realizados a cada ano.

alpujahua: Tlalli em Nahuatl, terra, e Poxohuac, coisa fofa ou bofa.

Este lugar de encantamento é construído sobre uma colina. Se você andar para cima você pode desfrutar da hospitalidade e simplicidade de seu povo. No final da promoção vai começar a um dos principais lugares onde a magia das esferas ocorre: a fábrica Fimave, Sr. e Sra Francisco Mora Huitrón Isi, sua esposa, para quem esta actividade é de grande satisfação, porque "parece que é Natal o tempo todo e muitos felizes quando nós decorar suas árvores também vem um pouco de cada um de nós para as casas de milhares de pessoas. "

Neste gosto deleite não fazer um dente o colapso deste ano, como os Estados Unidos, que vendeu quase 85 por cento da produção em 2002 se recusou a encomendar este trabalho para a China, afetando pequenas oficinas que normalmente trabalhando para essa empresa.

Se você andar em esta fábrica pode desfrutar de uma experiência de jogo: as pessoas eo meio ambiente são quentes, sorrindo. Como nos contos de fadas, o seu trabalho faz sentido e significado: uma razão para viver. Na forma da fábula do mundo contido em um grão de areia em uma gota de água, estes artesãos concentrar a força do planeta a uma esfera do Natal, short trabalho anônimo de arte que multiplicado à maneira como um artista de renome vê suas litografias reproduzidas em uma loja de impressão, haverá ir a museus, mas irá refletir sentimentos e emoções sobre as árvores de Natal de saber como muitas famílias.

Natal está relacionada aos festivais agrícolas, que começou com o solstício de inverno, explica Cristina Barros, autor, com Marco Buenrostro, a coluna Itacate, publicado em La Jornada. "Os Celtas alemães adoravam seu deus Odin em dezembro, com uma festa que teve lugar na floresta, em torno de uma árvore de carvalho que estava pendurado seus escudos, em seguida, eles fizeram com velas e mais tarde com brilhantes, esferas luminosas que fala de luz . O solstício de inverno é como o nascimento de luz. No México, a primeira árvore decorada é gravado durante o Porfiriato, no início do século XX. ''

A magia de fazer esferas começa no primeiro quarto Fimave; há artesãos que sentam-se na frente de uma grande tocha eles começam a jogar: suas mãos fortes, como a sorte, fazer muito rápida virar o tubo de vidro nas chamas, depois de alguns segundos fora delicadamente e forjar uma figura respiração, redondo, transparente e com uma cauda longa que irá apoiar para continuar o processo. Projetos mais complicados, como uma campainha ou uma espécie de espada, exigir um pouco de fôlego de seu criador. Bem nascido cerca de 900 campos por dia, conforme explicado Eleno, Charles e William, que passou mais de 30 anos de sopro, fiação, pintura e visitar as esferas mundo.

O próximo movimento desta sinfonia é prata rodada banho e as mulheres fazem três pares de luvas, dois de borracha e uma de pano, para tornar as áreas nuas entre os dedos e banhar-se em sapatos de nitrato de prata. O enxágüe acontece a 300 graus Celsius em um caso com água fervente, para alinhavar outra casa de banho, desta vez com água e sabão e, em seguida, um mergulho na água e finalmente o corpo redondo desliza para finalmente ser secas com um pano.

Tal é o processo quase mágico pelo qual estas obras de arte são nascidos. Como Sandro Botticelli tinha escolhido um criador artesão das esferas do Natal e, em seguida, fez sua versão de O Nascimento de Vênus, emergindo até de topless em um mergulho, mas desta vez na forma de esfera do Natal.

O feitiço de vidro soprado, cuja técnica descoberta foi desenvolvido na costa fenícia no primeiro século aC e foi trazido para o México pelos espanhóis no século XVI, continua na sala de estar pintura Fimave, em que áreas, depois de ser aprovada por barcos com laca de cores diferentes são colocados entre serragem, onde o calor de algumas luzes permanecem acesas por aproximadamente 15 minutos para secar; então você está pronto para ficar por um tempo nas mãos dos especialistas, que chamou a profunda noite azul, estrelas, anjos e forte luz solar para traduzi-los para eles.

Os olhos do pasman profano e brilhar com entusiasmo com a velocidade e sensibilidade estética desses artesãos. '' É uma atividade relaxante, eu também gosto de pintura, '' disse, pincel na mão, Antonia entre as esferas e seus companheiros de trabalho.

Em alguns casos, uma escova e cola a figura é desenhada, pontos e linhas muito finas são desenhados com uma seringa, também feita de vidro de diferentes espessuras, que é carregado com tinta que suga boca. Em seguida, eles polvilhe-diamante branco, o que dá a aparência de açúcar, coco, neve ou ouro e prata. Outros desenhos são feitos com vernizes e esmaltes. Algumas áreas passo a pular de nitrato de prata são vestidas nas cores foscas, talvez mais moderno ou novo, ou transparentes, ou decorrentes da imaginação do artesão.

É hora para o toque final: aos olhos da captura profano em big close up delicadeza amplificado ainda mais pelo movimento das mãos que cortam cola de artesanato para as áreas com pequenas pedras. Um teria dito parteiras esféricas fantasias. Em seguida, outras mãos delicadas igualmente colocados tampões e outros colocá-los em seus casos por meio de brinquedos. E eles estão prontos para deixar o mundo.

A tradição de fazer esferas nasceu na aldeia agradecer ao senhor deputado Joaquin Munoz, dono da maior fábrica do lugar, enfeites, é agora a principal fonte de postos de trabalho em Tlalpujahua, lar de artistas como Cenobio Paniagua, criador do primeiro Mexican ópera romântica.

A qualidade e artesanais Tlalpujahua esferas torna atraentes para o mercado internacional, diz Don Pancho Mora. A matéria-prima é importada, o tubo de vidro é comprada no Brasil e nos Estados Unidos, este último anilinas, o diamante e bonés também são importados. "Além disso, cada é feito com carinho. As esferas não estão a ser armazenado vida, mas aqui dura intacta, com suas cores vivas, até três anos."

Mas os campos não são o único encanto desta população michoacana, que cresceu sob a Virgen del Carmen, artwork pintado em uma parede de adobe em 1625 e reverenciado em sua paróquia, construída na primeira metade do século XVIII. As ruas de paralelepípedos levam a diferentes pontos com a história do lugar, habitada no início por índios mazahuas, com os seus artesãos em jóias, cerâmica, olaria, com arte da fantasia pena, com seus museus, como o Two Mina estrelas, ea beleza natural da floresta e sua presa.

Se você andar para cima Tlapujahua você pode visitar o mundo de que o trabalho de arte tantas vezes repetido, magia e condensado acogedora- uma esfera do Natal.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
SITE
Para você, Natal é.....
Nascimento Cristo
Confraternizar c/familia
Muita festa e alegria
Reunir amigos p/beber
Admirar luzes e enfeites
Descansar e viajar
Curtir as canções Natal
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (326 votos)


ONLINE
1





Customize Countdown Timer